Sobre o Projeto.

Documentos ref. Biomassas:.

 

 

Sobre o Projeto

Este projeto contempla os esforços de colaboração entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Boeing Pesquisa e Tecnologia – Brasil (BR&TB), como parte da The Boeing Company (Boeing), sobre o tema “Biocombustíveis Sustentáveis de Aviação”. Este Acordo de Trabalho, que atua como um projeto técnico, construirá um Sistema de Gestão de Banco de Dados – SGBD (Database Management System – DBMS em Inglês) para conter dados estruturados relacionados a fontes selecionadas de matérias-primas alternativas, sua cadeia de abastecimento, economia, processo de refinação e aspectos de sustentabilidade para os biocombustíveis sustentáveis de aviação que seriam produzidos em um conceito de biorrefinaria.

O banco de dados será utilizado para consulta geral e para a construção de cenários que podem ser a base para futuros projetos de P&D com institutos de pesquisa.

Este Acordo de Trabalho contém a descrição das atividades do projeto, cronograma, metas e entregas que a BR&TB e a Unicamp coordenarão sobre o tema acima indicado.

A Unicamp tem três campi – em Campinas, Piracicaba e Limeira – que juntos abrigam 22 centros de ensino e pesquisa. Há, também, um vasto complexo hospitalar (dois grandes hospitais em Campinas e um em cada uma das cidades vizinhas, Sumaré e Hortolândia); 23 centros interdisciplinares; duas escolas técnicas; e uma série de unidades de apoio dentro de um universo de cerca de 50 mil pessoas onde milhares de projetos de pesquisa são realizados.

Na Unicamp, a pesquisa é conduzida por cerca de 1.760 docentes, 300 funcionários e 16.000 estudantes de pós-graduação em 700 grupos de pesquisa. A capacidade de atrair o melhor corpo docente e discente tem sido decisivo para o desempenho notável da Unicamp entre outras universidades da América Latina, com mais de 18.000 publicações científicas em 2014, sendo 3.200 artigos indexados. Isso coloca a Unicamp no topo da produção científica brasileira de acordo com o índice ISI\WoS em uma base per capita[1].

Em novembro de 2014, as empresas Boeing e Embraer S.A. celebraram um Acordo de Colaboração Global (Overarching Collaboration Agreement – OCA), criando o Centro Conjunto de Pesquisa em Biocombustíveis Sustentáveis para a Aviação (Joint Research Center – Sustainable Aviation Biofuels Research & Development – JRC). O JRC tem promovido ativamente o desenvolvimento de uma agenda positiva para a indústria de biocombustíveis de aviação no Brasil, bem como tem cumprido a sua missão de:

  • Ser referência em termos de iniciativa na promoção de pesquisa, desenvolvimento e inovação;
  • Apoiar o desenvolvimento de políticas públicas;
  • Promover critérios de sustentabilidade para biocombustíveis de aviação;
  • Promover um fórum técnico no Brasil;
  • Propiciar um relacionamento mais profundo de colaboração entre a Boeing e Embraer.

[1] Informação disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/the-unicamp/unicamp?language=en

================================================================================================

Documentos ref. Biomassas:

 

Para acessar, basta clicar no documento desejado: